O que é VO2 Máximo?


Localização:
Rua Pedro de Toledo, 980, conjunto 35 e 85 – Vila Clementino – São Paulo – SP


Agende seu exame

(11) 5572-0068

atendimento@clinicadrsun.com.br

Clique aqui para solicitar uma agenda


Entenda qual a importância de saber seu V02 máximo

O VO2 Máximo equivale ao consumo máximo de oxigênio.  O termo se refere à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante os exercícios de alta intensidade. VO2 Máximo pode ser medido como “milímetros de oxigênio utilizado em um minuto por quilograma de peso corporal de cada um”.

Como dito acima, é a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode usar durante o exercício. É uma combinação de quanto de oxigênio os seus pulmões podem armazenar, converter para a corrente sanguínea, sendo então bombeado por todo o seu corpo, para o seu coração e, finalmente, o quão eficiente seus músculos poderão consumir e converter o oxigênio para uso. O oxigênio é o componente mais crítico para a execução de um exercício em ritmo acelerado, seu VO2 máximo é a melhor medida de sua aptidão em execução.

Essa medição é normalmente considerada o melhor indicador referente à aptidão cardiovascular de atletas e pessoas fisicamente ativas, principalmente em atividades aeróbicas. Teoricamente, sendo superior a quantidade de oxigênio utilizada em exercícios de alta intensidade, maior será (ATP) energia produzida por você.
Vale ressaltar que o VO2 Máximo não pode ser confundido com o limiar de lactato (LT), ou limiar anaeróbico (LA), os quais se referem ao momento exaustivo e exercícios que acumulam lactato nos músculos. Com uma formação adequada, os atletas podem se tornar capazes de aumentar substancialmente a sua ATP e assim aumentarem a intensidade de seus treinos gradativamente.