A Importância do Exame


Localização:
Rua Pedro de Toledo, 980, conjunto 35 e 85 – Vila Clementino – São Paulo – SP


Agende seu exame

(11) 5572-0068

atendimento@clinicadrsun.com.br

Clique aqui para solicitar uma agenda


O teste é importante para ajudar o corredor a traçar objetivos sem que eles comprometam a sua saúde

“O teste ergoespirométrico avalia o nível de aptidão física atual e o comportamento cardíaco frente ao esforço físico máximo do avaliado. A finalidade é detectar a capacidade atlética e possíveis alterações orgânicas que possam ser fatores limitantes ou de atenção ao praticante”, explica o Dr. Palhares.

O teste é importante para ajudar o corredor a traçar objetivos sem que eles comprometam a sua saúde. Ele fornece o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), limiares aeróbio e anaeróbio, frequências cardíacas e gasto calórico correspondentes. Segundo o Dr. Palhares, esses dados são essenciais para aperfeiçoar o aproveitamento cardiovascular.

“Ele [teste ergoespirométrico] fornece dados importantes para periodizar o treinamento do corredor e, principalmente, identificar qual o sistema (metabólico, cardiovascular ou pulmonar) deve ter mais atenção por parte do treinador e, consequentemente, maior treinamento específico. Portanto, é essencial para otimizar o treino do atleta e definir a zona alvo para obtenção de objetivos traçados”, diz o médico.

Qualquer um pode (e deve) fazer o exame, desde o sedentário que quer começar a correr, até o atleta de alto rendimento. Ignorar a avaliação médica e sair correndo por contra própria pode causar sérios problemas para a saúde.

“Os riscos são os mesmos de realizar uma atividade sem uma avaliação prévia, que vão desde um desconforto e cansaço excessivo até a parada cardíaca e morte”, alerta o Dr. Palhares, sobre as consequências de não se fazer o teste.

A realização do exame deve ser feita com a presença de um médico treinado, material de emergência e equipamento adequado.