Relação de exames realizados no departamento


Qualidade e dedicação há mais de 20 anos

Exames


Ergoespirometria

Ergoespirometria ou teste cardiopulmonar é um exame que alia o teste ergométrico com a análise dos gases expirados durante o exercício físico. O objetivo é fornecer variáveis como: consumo direto de oxigênio, VE/VCO2 slope, OUES, dentre outras. Ao analisar estas informações, entende-se melhor o comportamento dos sistemas: cardiovascular, respiratório, vascular pulmonar e muscular esquelético ao estresse físico.


Teste Ergométrico

O teste ergométrico é um exame complementar de diagnóstico cardiológico feito com o paciente em uma esteira ou bicicleta ergométrica, para que sejam observados os comportamentos da frequência cardíaca e da pressão arterial durante os estados de repouso e esforço. Esse tipo de exame oferece dados sobre o funcionamento cardiovascular quando o coração é submetido a esforço físico de forma gradual e crescente e avalia o desempenho das reservas coronárias.


Mapa

Mapa ( Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial) é um exame no qual o paciente fica um dia inteiro com um aparelho que monitora os níveis de pressão arterial. É de extrema importância, pois pode revelar aumento da pressão arterial mesmo sem sintomas.


Espirometria

Espirometria é um teste que mede a quantidade de ar que uma pessoa é capaz de inspirar ou expirar a cada vez que respira, ou seja, a quantidade de ar que um indivíduo é capaz de colocar para dentro e para fora dos pulmões e a velocidade com que o faz. O objetivo é diagnosticar ou acompanhar a evolução de doenças pulmonares e para avaliar a capacidade pulmonar em pré-operatórios ou mesmo em pessoas sadias que queiram aferir sua capacidade respiratória.


Eletrocardiograma

O eletrocardiograma realiza uma avaliação elétrica da atividade cardíaca e registra em gráficos o ritmo do coração. O exame é rápido e não invasivo, mas muito importante para diagnosticar desde condições simples até as mais complexas.


Ecocardiograma com Doppler Colorido

É um exame que avalia a parte estrutural e funcional do coração, determinando sua força de bombeamento e o funcionamento das válvulas. Também avalia o pericárdio e parte da artéria aorta.


Densitometria Óssea e Composição Corporal

Densitometria Óssea:Ideal para o diagnóstico da Osteoporose e da Osteopenia por detectar a redução da massa óssea de maneira precoce e precisa. A densitometria óssea pode avaliar a coluna lombar, a região proximal dos fêmures bilaterais e o terço distal do antebraço não-dominante, áreas de maior risco de fraturas osteoporóticas.
Composição Corporal:A avaliação da composição corporal por densitometria caracteriza-se por ser, atualmente, o melhor método para avaliação dos componentes de massa gorda corporal e massa magra muscular, contribuindo para uma melhor orientação nutricional e programação adequada da prática de exercícios.


Ultrassonografia de Carótidas

O ultrassom das carótidas é um exame fácil e indolor que ajuda a avaliar o interior das artérias carótidas que passam pela lateral do pescoço e transportam o oxigênio para o cérebro.
Quando existem problemas de saúde, como colesterol alto ou pressão alta, essas artérias podem ir acumulando gordura nas suas paredes, que vão estreitando o seu interior e diminuindo a quantidade de sangue que passa para o cérebro. Além disso, essas pequenas placas de gordura também podem romper, formando um coágulo que pode ser transportado até ao cérebro e provocar um AVC.
Dessa forma, este exame é muito utilizado para avaliar o risco de desenvolver um AVC e, caso seja muito elevado, iniciar o tratamento adequado para melhorar o fluxo de sangue.