O que é VO2 Máximo


Localização:
Rua Pedro de Toledo, 980, conjunto 35 e 85 – Vila Clementino – São Paulo – SP


Agende seu exame

(11) 5572-0068

atendimento@clinicadrsun.com.br

Clique aqui para solicitar uma agenda


Entenda o que é VO2 Máximo

O VO2 Máximo equivale ao consumo máximo de oxigênio. Pode ser caracterizado como um fator capaz de determinar a capacidade e preparo de um atleta para sustentar alguns exercícios e atividades aeróbicas. O termo se refere à quantidade máxima de oxigênio que um indivíduo pode utilizar durante os exercícios de alta intensidade. O que você não sabe é que o VO2 Máximo pode ser medido como “milímetros de oxigênio utilizado em um minuto por quilograma de peso corporal de cada um”.

Como dito acima, é a quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode usar durante o exercício. É uma combinação de quanto de oxigênio os seus pulmões podem armazenar, converter para a corrente sanguínea, sendo então bombeado por todo o seu corpo, para o seu coração e, finalmente, o quão eficiente seus músculos poderão consumir e converter o oxigênio para uso. O oxigênio é o componente mais crítico para a execução de um exercício em ritmo acelerado, seu VO2 máximo é a melhor medida de sua aptidão em execução.

Essa medição é normalmente considerada o melhor indicador referente à aptidão cardiovascular de atletas e pessoas fisicamente ativas, principalmente em atividades aeróbicas. Teoricamente, sendo superior a quantidade de oxigênio utilizada em exercícios de alta intensidade, maior será (ATP) energia produzida por você.

Vale ressaltar que o VO2 Máximo não pode ser confundido com o limiar de lactato (LT), ou limiar anaeróbico (LA), os quais se referem ao momento exaustivo e exercícios que acumulam lactato nos músculos. Com uma formação adequada, os atletas podem se tornar capazes de aumentar substancialmente a sua ATP e assim aumentarem a intensidade de seus treinos gradativamente.

Veja abaixo as etapas do teste de ergoespirométrico

1) O atleta se submete a um esforço físico crescente, na esteira ergométrica;

2) Oito minutos de esforço físico máximo e 2 minutos de repouso;

3) Um sistema fechado com máscara e cabo de coleta analisa o ar expirado na respiração durante o exame;

4) À medida que o atleta realiza o esforço fisco, é obtido um registro eletrocardiográfico contínuo e medições periódicas da pressão arterial durante o repouso.

Indicações:

  • Avaliação funcional de doenças cardíacas e pulmonares.
  • Avaliação seriada no pré e no pós-transplante cardíaco.
  • Quantificação do risco de pacientes com miocardiopatias (doença do músculo cardíaco).
  • Para programar a reabilitação em pacientes
  • com doença cardíaca ou com insuficiência cardíaca.
  • Para programar treinamento de atletas.
  • Para diagnóstico diferencial da dispneia (f
  • alta de ar)